Home / Perguntas e Respostas / Por que a Mãe de Santo tem um cambone fixo?

Por que a Mãe de Santo tem um cambone fixo?

A Mãe de Santo tem um cambone fixo (que pode ser trocado se for necessário) por alguns motivos:

  • Cambone da mãe de santo chega sempre mais cedo. Ele quem cuida, zela e organiza todos os pertences antes da gira. Separando materiais das entidades que irão trabalhar no dia e já organizando tudo. 
  • Cambone da mãe de santo não pode mudar a cada gira, pois fica muito complicado ter que ensinar tudo para um novo cambone a cada semana. Pois este cambone já sabe o que cada entidade utiliza, o que gosta de usar, forma de trabalhos, etc. 
  • Cambone da mãe de santo não incorpora, pois precisa estar 100% atenta aos trabalhos e necessidades das entidades chefe de gira.  
  • Cambone da mãe de santo raramente consegue consultar, pois os trabalhos são muitos e raramente consegue uma oportunidade para conversar com a entidade, dando sempre a preferencia ao consulente ou a um irmão que tem uma necessidade maior. 
  • Ao final da gira o cambone da mãe de santo recolhe, guarda, lava e organiza todo o material utilizado na noite, além de zelar e organizar os materiais da mãe de santo. 

Por esses e alguns motivos o cambone da mãe de santo é fixo. Em nossa casa já passaram alguns cambones, e cada um que saiu dessa função, saiu por motivos diferentes. A Denise saiu porque era capitã e naquele momento novos filhos chegavam ao nosso terreiro e ela era mais necessária cuidando do meio, ajudando os irmãos da corrente. A Vanessa e Cristiane voltaram para a corrente pois suas entidades estavam se manifestando e era necessário voltarem para a corrente para que suas entidades pudessem se apresentar e ajudar a casa de outra forma. Então cada caso, é um caso, não existe uma norma, uma regra relacionado a isso. 

Deixe uma resposta