Home / Baianos

Baianos

 

Linha dos Baianos

Quando penso no povo Baiano logo me vem as palavras ALEGRIA, FESTA, UNIÃO E VIDA. Vejo sempre alegria em suas musicas (Cantos ou Pontos), sempre com um toque de alerta e de alegria. Em suas festas eles sempre trazem boas energias com as danças e abraços. Na união sinto uma família de pessoas e bons espíritos sempre querendo ajudar todos. A vida ela é mostrada em seus conselhos e na magia que fazem para ajudar.

Baiano um povo cheio de bravura por aprender com a escola da vida, com essa experiência tem uma facilidade muito grande de aconselhar as pessoas, pois na estrada em suas jornadas fez de um tudo.

Conhece a magia da quimbanda podendo até fazer uso dela na direita e esquerda,  seus trabalhos normalmente são muito fortes como o dos seus compadres, os Exus. Tendo essa proximidade e afinidade alguns tem facilidade para entrar nessa faixa de energia para fazer alguns trabalhos. Os baianos lidam muito bem com kiumbas, obsessores e zombeteiros.

Muito bom ser amigo de um baiano e tê-lo como um santo protetor, eles gostam de conversar e contar historia, mas quando precisa sabem falar verdade e não medem muito as palavras dando as suas broncas, pois não gostam de ver coisas erradas.

Uma linha também muito próxima de nossa vida terrena porque eles falam e sentem a maioria dos sentimentos dos seus consulentes e de todos que estão a sua volta.

Como demonstram muita energia e força em seus trabalhos, no terreiro aparentam ser dotados de grande magia, mas na umbanda não existe o mais forte ou fraco são todos iguais, só a forma do trabalho é que muda.

Salve os Baianos.

Algumas Características:     

Seus Colares ou guias de trabalho:

Gostam de fitas, guias ou cordões de couro com dentes de animais e semente.  Também símbolos entalhados em madeiras.

Roupas e acessórios:

Chapéu de palha, lenços, faca, canivete, facão, bengalas, cajado, tecidos estampados entre muitas outras coisas.

Bebida:

Aguardente, Cerveja e Café.

Fumo:

Cigarro, cigarro de palha e charuto.

Cor:

Amarelo, vermelho, marrom e preto.

Comida:

Cocada, coco, farofa, acarajé, vatapá, moqueca, bobó de camarão e caruru.

Deixe uma resposta